Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TÚNEL DO TEMPO - A foto mais antiga de registro da Barra Funda, datada em 1990, quando o clube tinha quase 2 anos de existência.


Paulo Rogério da Costa / 1990.
Associação Esportiva Barra Funda:
Em pé: Quinho, Serginho, Vandeildo, Walmir, Admir e Waltinho;
Agachados: Gamela, William, Fankinho, Feijão e Felipe.



A foto de hoje é datada em 11 de março de 1990. A então Sociedade Esportiva Barra Funda estava prestes a completar 2 anos de existência, já que sua fundação era de 08 de abril de 1988. A foto foi tirada na Praia das Pitangueiras, próximo ao "Canto do Maulf".


O jogo em questão aconteceu entre Barra Funda e Grêmio Esportivo Turma da Barra Funda. Tratava-se do jogo entre "criatura" e "criador""filial" e "matriz". A Sociedade Esportiva Barra Funda teve como inspiração de criação, a equipe da Turma da Barra, tradicional equipe de Futebol de Praia, onde familiares do seu principal fundador, Alexandre Costa de Souza (Feijão), jogavam.


Feijão nunca defendeu as cores da Turma da Barra, até pela diferença de idade que ele tinha com o grupo de jogadores daquela equipe, mas sempre teve uma grande admiração por ela. Aproveitando-se dessa admiração e do fato de morar no bairro da Barra Funda, saiu dele a sugestão do nome da equipe, que foi aceita pelos colegas.


Em 1990 então, surgiu a oportunidade de se realizar a partida amistosa entre as duas "Barras". A vitória foi da Barra mais velha, pelo placar de 5 a 1. Repara-se na foto, que a Barra Funda nem tinha um uniforme totalmente padronizado, já que cada um estava vestindo calções de cores diferentes.


Na foto acima, podemos ver postados os seguintes jogadores:


Em pé: O volante Marco Antonio Costa Gandares  (Quinho), o lateral direito Sérgio Ricardo Borges (Serginho), o lateral esquerdo Vandeildo de Souza Diniz, o zagueiro Walmir Lopes (teve uma grande fase na Barra Funda atuando como goleiro posteriormente), o goleiro Admir Casais Costa (era atacante nos jogos iniciais da Barra) e o zagueiro e capitão Walter Fernandes Sório (Waltinho) (nessa foto ele aparece de cabeça abaixada).


Agachados: O ponta direita Marcelo de Oliveira Chere (Gamela), o lateral direita William Fernando de Souza, o meia esquerda Fábio Lutzenberger Amâncio (Fankinho), o meia direita Alexandre Costa de Souza (Feijão) e centroavante Felipe Dias de Menezes.


Esse é o registro mais antigo que se tem da Barra Funda... Passaram-se 21 anos dessa época... "Direto do Túnel do Tempo"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário