Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SOCIAL - FELIZ ANIVERSÁRIO ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA BARRA FUNDA !!!




Já se passarm tantos anos, tantas histórias. Lá em 1987, aqueles meninos de 14 a 16 anos, que eram da escola Raquel de Castro Ferreira, só queriam saber de "jogar bola". Não importava o dia, o local e tão pouco a hora. Eles chegavam no antigo calçadão de madeira da praia de Pitangueiras, mais ou menos pelas 6:30 da manhã, no intuito de "jogar bola" após as aulas de Educação Física do professor Bebeto. Corriam pela extensão da areia (muitos só fingiam correr a metragem total), se exercitavam e logo em seguida, "recebiam" o premio pela aula marcada quase na madrugada: o Futebol.

A demarcação do campo era simples; as traves eram feitas de sacos de lixo, ou mesmo chinelos; As riscas das linhas de fundo, eram feitas com os pés arrastados na areia, e as laterais se delimitavam no muro do calçadão de um lado e com a maré do outro. Ali começavam verdadeiros "clássicos futebolisticos".

Se em 1987 foi o sonho, em 1988 foi a idealização. Em 08 de abril se fundou a Sociedade Esportiva Barra Funda. Mas só em 1989 vieram as realizações. O primeiro jogo, contra o time do 2º Colegial (nome dado ao Ensino Médio naquela epoca) da própria escola Raquel de Castro. Vitória por 3 a 2. Aqueles jovens deram o pontapé a 23 anos de história até os dias atuais; Luís Claudio Tioma (Japão), Alexandre Tioma de Oliveira, Marco Antônio dos Santos (Robô), Walmir Lopes e Rogério Junqueira; Sérgio Luiz Honorato, Alexandre Costa de Souza (Feijão) e Fábio Lutzenberguer Amâncio (Fankinho); Cristiano Alves dos Santos, Admir Casais Costa e André Luiz Honorato. Esses foram os 11 iniciais. Os 11 que, no Futebol de Praia, começaram uma bela história esportiva.

Nesse mesmo ano, veio primeiro jogo de camisas: Apenas 10 peças, em camisas de malha na cor cinza, ainda sem os numeros nas costas. Nada dessa modernidade que são as camisas de hoje. Mas tratava-se de um jogo de camisa que serveria para serem as cores do Barra. Mesmo eles tendo idealizado as camisas nas cores azul e preta, em listras verticais, inspiradas na camisa da Internazionale de Milão. As camisas cinzas, com detalhes em amarelo, seviriam como um manto sagrado para aquela equipe.

Os anos se passaram, conquistas e derrotas se seguiram, modalidades diversas foram disputadas (Futebol de Praia, Futsal, Futebol, Voleibol, Ciclismo, Xadrez, Futebol 7 Society), inumeros atletas vestiram as cores da Barra Funda. Alguns só passaram, outros marcaram seu nome na memória do clube. Amizades foram feitas, famílias acompanharam as disputas, torcedores foram cativados.

Em 13 de abril de 2010, a Sociedade foi transformada em Associação Esportiva Barra Funda. Ganhou de presente, como "ritual de passagem" dos nomes, um título estadual de Futebol 7 Society. Encorporou em sua diretoria, pessoas de fibra e ideais firmes em busca de melhoras ao clube. Diretoria atuante, presente, guerreira.

Após esses 23 anos, onde vivenciei quase a totalidade desse período, a única coisa que eu posso dizer, é o meu muito obrigado a todos que fizeram e fazem parte dessa linda história. E digo mais: FELIZ ANIVERSÁRIO PARA A ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA BARRA FUNDA !!

Alexandre Costa de Souza
(Presidente e Fundador)





Nenhum comentário:

Postar um comentário